Este é um pequeno edifício com dois programas – uma residência e uma galeria de arte – condensados em um invólucro reduzido, no centro Red Light District em Singapura.
O projeto buscou balancear este duplo programa através de um jogo de dois volumes. O volume mais baixo contém uma galeria de pé-direito triplo e uma cozinha. Acima, há uma torre rotacionada, que parece ser parcialmente suspensa abaixo da cobertura da galeria. Este espaço abriga os quartos e os ambientes privados. O edifício foi desenhado de tal forma que o cliente pode abrir a galeria para o público por meio de um acesso separado.
A Casa Galeria está situada em um terreno típico de Singapura, entre dois longos muros de divisa. Com o intuito de trazer iluminação natural para o interior da construção, uma série de pequenos rasgos, algumas vezes acompanhados de jardins, foram criados na fachada e na cobertura. Isto proporcionou um jogo complexo de espaços mais resguardados, relacionando o interior com a paisagem tropical.
Os ambientes foram inesperadamente dispostos e desenhados, sobrepostos parcialmente, compartilhando visuais. O maior dos ambientes abriga a escada principal que serpenteia informalmente por entre os quartos, tanto da frente como do fundo.
Arquitetos:Lekker Design
Equipe de projeto: Ong Ker-Shing, Joshua Comaroff, Germain Goh, Sio Lim, Peter Then